QUEM SOMOS

Em 2002, Lhoji SENSEI iniciou as aulas de AIKIDÔ, no espaço cedido pela WADO-RYU KARATÊ-DO RENMEI do Brasil na Lapa. Em 2007, fundou a Associação SENDO e abriu o próprio espaço na Vila Romana, Lapa, na rua Aurélia, 192, na cidade de São Paulo.

A Associação SENDO é uma entidade sem fins lucrativos, com o objetivo de oferecer espaço para o desenvolvimento de artes marciais. Atualmente, são desenvolvidos o AIKIDÔ, SHINTO MUSO RYU JO e KATORI SHINTO RYU.

O AIKIDÔ é filiado à Federação Paulista de AIKIDÔ - FEPAI e a AIKIKAI FOUNDATION ou HOMBU DOJO, no Japão.

SHINTO MUSO RYU JO e TENSHIN SHODEN KATORI SHINTO RYU estão sob a responsabilidade de Phil Relnick SENSEI, e o responsável técnico pelo grupo no Brasil é o SHO-MOKUROKU Gliber Angelo Lavalle Filho.

SENDO significa ser um líder natural. O nosso intuito é que através do treinamento da arte marcial conseguir o sucesso pessoal pelo comprometimento, esforço e dedicação pessoal.



Team Image

Lhoji Nakamura

Nascido em 1955, Presidente da Associação SENDO e professor responsável pelo AIKIDÔ, iniciou seu treinamento de AIKIDÔ em 1981. Atualmente é 5º DAN pela AIKIKAI. Seu responsável técnico pelo AIKIDÔ é o mestre Makoto Nishida SENSEI, 7° DAN pela AIKIKAI.

Team Image

Edna Campos Nakamura

Nascida em1955, instrutora de AIKIDÔ na Associação SENDO, iniciou o seu treinamento de AIKIDÔ em 2002, atualmente 3º DAN pela AIKIKAI. Seu responsável técnico pelo AIKIDÔ é o mestre Makoto Nishida SENSEI, 7° DAN pela AIKIKAI.

Team Image

Sidney Damasio Natali

Nascido em 1977, instrutor de AIKIDÔ na Associação SENDO, iniciou o seu treinamento de AIKIDÔ em 2002. Atualmente é 2º DAN pela AIKIKAI. Seu responsável técnico pelo AIKIDÔ é o mestre Makoto Nishida SENSEI, 7° DAN pela AIKIKAI.